RIO DE JANEIRO, RJ
Pastoral dos Surdos
A Pastoral dos Surdos chegou à Basílica Imaculado Coração de Maria no mês de maio de 1996, com a ajuda do pároco padre Ângelo Monreal, CMF. Desde então, tornou-se conhecida como “Comunidade do Méier – Coração de Maria em LIBRAS”. LIBRAS é a sigla para Língua Brasileira de Sinais.

A primeira coordenadora foi Maria Teresa Borges (surda), que treinou ouvintes para serem intérpretes nas missas, atividades e cursos. Na época, cerca de 60 surdos participavam das atividades da Pastoral e vinham de vários bairros do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense, na maioria casais. Por isso mesmo nossa Comunidade ficou responsável pelos Encontros de Casais Surdos com Cristo – já realizamos três.

Também tivemos o privilégio de ter Monsenhor Vicente celebrando Missa em Sinais na Basílica, no terceiro domingo de cada mês, até o impedimento por doença, em 2004.

A Pastoral se difundiu pelas paróquias da Arquidiocese do Rio, e muitos surdos que participaram da Basílica podem frequentar, agora, igrejas mais próximas de suas moradias, entre elas, a igreja Bom Jesus da Penha e as recém-fundadas pastorais da Pavuna e de Nova Iguaçu.

Atualmente, a Comunidade da Basílica conta com 34 surdos e tem uma equipe de coordenação constituída por surdos e também pela ouvinte Margareth Maria Lessa, intérprete e animadora da pastoral desde sua fundação. São realizados batizados, 1ª Comunhão e Crisma de surdos. Damos apoio a outras paróquias em que a Pastoral não existe caso algum surdo ou sua família solicite a presença de um intérprete.

A Pastoral dos Surdos também atua em outras atividades que necessitem de um intérprete de Língua de Sinais, como acompanhamento a consultas médicas, internações hospitalares, idas a repartições públicas, ajuda no mundo do trabalho, Instituições de Ensino e Fóruns, ou no caso de cerimônias ou celebrações familiares. Há 9 anos, são realizadas oficinas didáticas, nas quais paroquianos e visitantes aprendem a Língua de Sinais e partilham a Cultura dos Surdos.

A pastoral empenha-se para que os surdos tenham a oportunidade de conhecer, celebrar e testemunhar Jesus Cristo na sociedade de hoje.

SÃO MÃOS QUE EVANGELIZAM…

Rua Coração de Maria, 66. Meier. Rio de Janeiro, RJ

  • w-facebook

© 2023 por Centro VIDA. Orgulhosamente criado com Wix.com