PROJETO SOCIAL DO SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO

Padre Mariano Avellana Lasierra
Batatais, SP

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho” (Mc. 16,15)

Justificativa
O Seminário Propedêutico Pe. Mariano Avellana Lasierra de Batatais, SP, tem como principal objetivo formar novos Missionários Claretianos para a propagação do Evangelho. Devido à situação de esfacelamento de muitas famílias, algumas crianças crescem inseguras, violentas, reprimidas e sem qualquer estrutura. Assim, ao se tornarem adultas, muitas culpam a Deus por seus traumas e se afastam dos ensinamentos e da doutrina da Igreja Católica Apostólica. A evangelização dessas pessoas oferece uma forma de transformação de suas vidas, tornando-as mais felizes.

Objetivo Específico
O objetivo específico desse projeto missionário é possibilitar espaços para reflexões, abordando temas referentes ao incentivo e ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários por meio de atividades que levem a valorizar a si mesmo e ao outro (aprendendo a respeitar seu próprio limite e o limite do outro), o amor, a caridade e a compaixão, conforme o Evangelho.

Objetivo Geral

Esse projeto tem como objetivo geral concretizar uma obra missionária evangelizadora de promoção humana em seus vários níveis: espiritual, moral, psíquico-cognitivo, corporal e social, possibilitando a mudança de vida dessas pessoas e uma experiência formativa concreta para os nossos seminaristas.

Público-Alvo
O público-alvo são pessoas de ambos os sexos
e de diferentes idades que se encontram
com seus vínculos familiares rompidos, fragilizados
ou têm seus direitos ameaçados ou
violados por ação ou omissão da família, da
sociedade ou do Estado e que estão à procura
de uma mudança de vida.

Materiais Necessários

Espaço oferecido pelas Instituições, notebook, datashow, caixa de som, microfone etc.

Meta

O Seminário Propedêutico, com os seus seminaristas e assessores, tem como meta e critério de referência atingir, em cada encontro, todos os membros das instituições nas quais se realizam a obra missionária de evangelização e de promoção humana, pois, de uma certa forma, a semente foi plantada e o Evangelho foi semeado.

Recursos Humanos

Os Recursos Humanos são compostos por seminaristas, um religioso-sacerdote como orientador espiritual e uma psicopedagoga.

Metodologia
Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a tarefa missionária implica em um diálogo respeitoso com os que ainda não conhecem ou não aceitam o Evangelho. Portanto, o método será de diálogo com as pessoas-alvo do trabalho, por meio de encontros semanais. Durante esses encontros, os temas serão trabalhados através de palestras, dinâmicas, vídeos, músicas, dramatizações, discussões pelos seminaristas com a participação dos interessados e assessoria do diretor espiritual e da psicopedagoga. O período determinado para a aplicação do projeto será de fevereiro a dezembro, sendo as temáticas semanais com duração de duas horas, aproximadamente.

  • w-facebook

© 2023 por Centro VIDA. Orgulhosamente criado com Wix.com