• JPIC-CMF

Santo Antônio de Pádua: modelo da caridade Cristã

Nesta segunda, 13, a Igreja recorda a memória litúrgica de Santo Antônio conhecido como o padroeiro dos humildes e doutor da Igreja . Com efeito, o santo do dia dedicou a sua vida ao anúncio do Reino atraves das suas pregações e obras de caridade.


Como escreve Dom Jose Gilson, bispo de Erexim: "anunciar o Reino de Deus e a sua justiça, através da Palavra de Deus, consumiu a vida de Antônio, mas deu vida a muitas pessoas, que tiveram a graça na fé através das obras de caridade"( Dom Total, 2016) .




Antônio é um exemplo da fé que não só reza, mas também age. "É viva a Palavra quando são as obras que falam" ( Santo Antônio). Com o Antônio aprendemos que a nossa fé não é só falar, mas é ação e comunhão, principalmente, com os empobrecidos.

"A vida contemplativa não foi instituída por causa da ativa, mas a vida ativa por causa da contemplativa" (Santo Antônio).

Que a exemplo do Santo de Lisboa, façamos da nossa fé um ato de entrega a Deus a serviço dos mais mais pobres e abandonados, trabalhando para a justiça e a paz.


Mbaidiguim Djikoldigam, teólogo e mestrando em filosofia na USP

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Neste domingo (26/06), é celebrado o Dia Internacional de luta contra a tortura. A data foi criada em 1997 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo combater práticas de tortura e t

Fraternidade e Educação é o tema da Campanha da Fraternidade (CF) deste ano. “Trata-se de uma Campanha da Fraternidade em forte linha de continuidade com os temas que nos vêm sendo propostos pelo meno