• JPIC-CMF

Outubro, mês das missões

O mês de Outubro de cada ano é dedicado pela Igreja às Missões. O objetivo é lembrar a toda Igreja a sua essência e a sua origem missionária. A Igreja nasce e é essencialmente missionária, e cada cristão é, por este fato, discípulo-missionário. No Brasil, esse ano, o mês das Missões reveste um caráter especial. Ele acontece dentro do Ano Jubilar Missionário, iniciado em novembro de 2021. Na 59ª Assembleia Geral da CNBB (AGCNBB), os bispos deixaram claro que a celebração do ano jubilar confirma o “Estado Permanente da Missão da Igreja no Brasil”. O ano Jubilar é um tempo forte de grande consciência para a missão ad gentes. O seu objetivo é “fazer memória da caminhada missionária nacional, mas, sobretudo, projetar a ação missionária como paradigma de toda a obra da Igreja. Celebrar o Ano Jubilar é nos colocar nessa dinâmica bonita de todas as forças da Igreja no Brasil, dando unidade a essa riqueza e a essa diversidade de projetos desenvolvidos” (dom Odelir José Magri).

Para nós Claretianos, além deste Ano Jubilar, celebramos também em outubro o Dia Nacional da Missão Claretiana no dia 24 de outubro, dia da Festa de Santo Antônio Maria Claret. Para a celebração desta data nesse ano, a Procuradoria Geral nos convida a refletirmos sobre o 3o Objetivo para um Desenvolvimento Sustentável ( ODS 3) que é: “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”. Somos chamados, portanto, a nos engajar ainda mais para que “ todos tenham vida, e a vida em abundância”.

O trabalho missionário é essencialmente um trabalho em prol da vida. É o que Cristo fez durante a sua vida terrestre e confiou aos seus discípulos nessas palavras : “Sereis minhas testemunhas” (At 1, 8). Ser testemunhas de Cristo é transmitir a sua vida a toda humanidade, defendendo particularmente a vida e os direitos dos empobrecidos e marginalizados. . Em outros termos, ser missionário é viver a radicalidade da “opção evangélica pelos pobres”. Que este mês das Missões faça de nós verdadeiros testemunhas de Cristo, comprometidas pelo Reino de Justiça e de Paz.

Mbaidiguim Djikoldigam

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Neste domingo (26/06), é celebrado o Dia Internacional de luta contra a tortura. A data foi criada em 1997 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo combater práticas de tortura e t