Buscar
  • JPIC-CMF

19 de abril, Dia do Índio: o que os povos primeiros dizem ao povo brasileiro?

Celebramos nesta segunda-feira, 19 de abril, Dia do Índio. Dia de luta, de resistência e de respeito. Com efeito, pelo sua historia, seu modo de vida, sua cultura, os povos primeiros têm muito a dizer ao povo brasileiro. Resumo aqui esses ensinamentos em 4 pontos a partir de uma reflexão proposta por Sônia Guajajara, ativista e líder indígena na @latinoamericana.br 2020




1. É preciso resistir contra qualquer forma de opressão :

"Os povos indígenas do Brasil são povos originários, que desde a colonização, vem resistindo a opressão, racismo e ao genocídio. Nossos territórios tradicionais são constantemente ameaçados e invadidos, colocando a nossa existência em risco".


2. Valorizar os nossos territórios, comunidades transformando-os em lugar de formação da identidade e de vida fraterna.

" Para os povos indígenas, os territórios tradicionais espaços de construção e vivência cultural, em que se desenvolvem suas formas específicas de organização, práticas culturais e de uso, ocupação e gestão territorial".

3. Rejeitar a economia capitalista exploradora da natureza

"A economia capitalista compreende os territórios e a natureza a partir de uma postura utilitarista, que tem como finalidade a máxima extração e uso desses recursos com máximo aproveitamento, apesar dos amplos sinais de esgotamento.

Os povos indígenas percebem essa relação e resistem".

4. Promover uma economia orientada pelo respeito à natureza e à vida humana.

"São os territórios indígenas que possuem a resposta para as mudanças climáticas e, consequentemente, para a vida em risco no planeta. O modelo depredador e explorador em curso do capital, de consumo ilimitado, acaba com a capacidade de reposição e de renovação da natureza tanto para a atual geração, como também da parte que corresponderia das outras gerações.

Para os povos indígenas a concepçao de desenvolvimento apresenta-se contrário ao lucro como pensa o atual governo e o capital.

Para os indígenas, o desenvolvimento teria que acontecer de uma forma que envolvesse as pessoas, que considerasse o modo de vida, que respeitasse o jeito das pessoas, a cultura, a questão social, cultural, política dos povos."

Mbaidiguim Djikoldigam

JPIC CMF Brasil

30 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo