• JPIC-CMF

𝗠𝗔𝗥𝗧𝗜𝗥𝗢𝗟𝗢𝗚𝗜𝗢 𝗦ã𝗼 𝗥𝗼𝗺𝗲𝗿𝗼 𝗱𝗮 𝗔𝗺é𝗿𝗶𝗰𝗮 𝗣𝗿𝗼𝗳𝗲𝘁𝗮 𝗲 𝗠á𝗿𝘁𝗶𝗿

𝗠𝗔𝗥𝗧𝗜𝗥𝗢𝗟Ó𝗚𝗜𝗢

𝗦𝗮̃𝗼 𝗥𝗼𝗺𝗲𝗿𝗼 𝗱𝗮 𝗔𝗺é𝗿𝗶𝗰𝗮

𝗣𝗿𝗼𝗳𝗲𝘁𝗮 𝗲 𝗠á𝗿𝘁𝗶𝗿 𝗱𝗮 𝗝𝘂𝘀𝘁𝗶ç𝗮

𝗘𝗟 𝗦𝗔𝗟𝗩𝗔𝗗𝗢𝗥 + 𝟮𝟰/𝟬𝟯/𝟭𝟵𝟴𝟬

𝟰𝟭 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗺𝗮𝗿𝘁í𝗿𝗶𝗼



Oscar Arnulfo Romero Galdámez, São Romero da América, foi arcebispo de El Salvador. A perseguição à Igreja transformou em mártires seus melhores sacerdotes e leigos e, com o martírio do jesuíta Pe. Rutilio Grande e dois catequistas no dia 12 de março de 1977, Romero tomou a decisiva posição em favor do povo salvadorenho, “sendo a voz dos sem voz”.

Devido ao seu compromisso com o povo salvadorenho e às denuncias que fazia das torturas e martírios que o povo vinha sofrendo, as autoridades militares começaram a perseguir os seus colaboradores mais próximo e, durante a consagração Eucarística, na capela do Hospital Divina Providência, no dia 24 de março de 1980, uma bala lhe atravessou o coração, caindo ele próprio mártir assim como tantos outros salvadorenhos.

Na sua última homilia no dia 23 ele exortava as forças da repressão: “Nenhum soldado é obrigado a obedecer a uma ordem que seja contra a lei de Deus: Não matarás… Suplico-lhes. Rogo-lhes. Ordeno-lhes em nome de Deus: Cessem a repressão!”.

Romero já havia profetizado: “Se me matarem, ressuscitarei na luta do meu povo”

Já reconhecido como um santo mártir pelo povo, foi beatificado na capital salvadorenha, no dia 23 de maio de 2015.

Na ocasião da beatificação Dom Vicenzo Paglia ao desembarcar El Salvador, declara: “Romero deveria ser beatificado sob o pontificado do primeiro Papa latino americano. Hoje consigo entender em profundidade o porquê de tantos atrasos: Deus esperava pelo Papa Francisco. Deus escreveu esta página com as linhas tortas dos opositores”.

Uma grande multidão se fizeram presente na beatificação, vindas dos vários lugares do mundo para este momento tão significativo da Igreja Larino Americana, e juntos serem testemunhas do compromisso com as Causas e Lutas das quais o sangue de Oscar Romero e tantos mártires derramados neste chão martirial não fossem em vão, pois nestas terras banhadas de sangue e sonhos sementes de esperanças nasceram e nascerão.

No dia 14 de outubro de 2018, o Papa Francisco canonizou Dom Oscar Romero junto com outros novos santos.


𝑇𝑒𝑥𝑡𝑜 𝑜𝑟𝑔𝑎𝑛𝑖𝑧𝑎𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑟 𝑇𝑜𝑛𝑛𝑦, 𝑑𝑎 𝐼𝑟𝑚𝑎𝑛𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑜s 𝑀𝑎́𝑟𝑡𝑖𝑟𝑒𝑠 𝑑𝑎 𝐶𝑎𝑚𝑖𝑛ℎ𝑎𝑑𝑎 𝑒 𝑑𝑎 𝑒𝑞𝑢𝑖𝑝𝑒 𝑏𝑟𝑎𝑠𝑖𝑙𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑑𝑎 𝐴𝑔𝑒𝑛𝑑𝑎 𝐿𝑎𝑡𝑖𝑛𝑜-𝑎𝑚𝑒𝑟𝑖𝑐𝑎𝑛𝑎.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo