MOÇAMBIQUE
Região e Comunidades

Moçambique, país africano situado na costa do Oceano Índico, onde temos a missão e os projetos solidários e humanitários. É um lindo país, com um belo litoral e paisagens montanhosas em várias regiões; tem uma população muito simpática e alegre; possui grandes recursos naturais, principalmente carvão e gás natural, que já estão sendo explorados por multinacionais estrangeiras que, muitas vezes, não se preocupam com as populações locais e o meio ambiente. No país, existem 17 línguas regionais, e a língua portuguesa é falada por grande parte do povo.

 

No entanto, existem graves problemas que afetam a região: pobreza que atinge em torno de 75% da população; IDH péssimo (184º lugar num total de 187 países); taxa de analfabetismo que atinge 60% da população; educação deficitá- ria, com grandes carências, com corpo docente mal capacitado, escolas básicas que não atingem todas as crianças e adolescentes e poucas universidades para jovens e adultos; problemas sérios no sistema de saúde, com doenças endêmicas (malária, cólera, Aids etc.), com grande parte da população sem atendimento médico adequado.

 

É nesse contexto que os Claretianos fundaram uma missão em 2006 e mantêm nove dedicados Missionários Claretianos vivendo nesse país: 5 indianos, 2 brasileiros, 1 angolano e 1 nigeriano. Os brasileiros são os padres Janivaldo Alves dos Santos, que está em Gilé, e Rodney Cé- sar Mendes, que está em Nampula.

 

Os Claretianos estão divididos em duas comunidades – Gilé, sede, Nampula e uma residência, Muiane, vinculadas a 2 dioceses, respectivamente Diocese de Gurúè, Província da Zambézia, Distrito de Gilé. Nesse local, possuímos três paróquias: Nossa Senhora da Anunciação, em Moneia, com 56 comunidades; Santa Josefina Baquita, em Gilé, com 76 comunidades; e Muiane, Paróquia São Pedro Claver, com 60 comunidades. A Diocese de Nampula, Paróquia Santa Rita de Karamaja, possui 38 comunidades.

  • w-facebook

© 2023 por Centro VIDA. Orgulhosamente criado com Wix.com