A JUSTIÇA E PAZ NAS MISSÕES CLARETIANAS

As Missões são espaços nos quais as igrejas ou religiões anunciam a sua doutrina. No mundo católico, a “MISSIO AD GENTES” caracteriza-se pelo anúncio do Evangelho de Jesus e também, em muitos lugares empobrecidos, pelas atividades de caridade e de promoção humana. Assim, elas são, para os Missionários Claretianos, territórios propícios para a prática da Justiça e Paz, e para o cuidado e zelo da integridade da cria- ção, pois a realidade de muitos povos empobrecidos e esquecidos pelos poderes constituídos nos convida a refletir, a cada dia e em cada ação, no nosso desafio e compromisso de levar a vida plena a toda a humanidade.

A realidade missionária está muito bem identificada no Documento de Aparecida (DA), quando, no ano de 2007, os bispos latino-americanos diziam que a realidade da pobreza “nos deveria levar a contemplar os rostos daqueles que sofrem. Entre eles, estão as comunidades indígenas e afro-americanas..., muitas mulheres são excluídas, em razão de seu sexo, raça ou situa- ção socioeconômica; jovens que recebem uma educação de baixa qualidade e não têm oportunidades de progredir em seus estudos nem de entrar no mercado de trabalho para se desenvolver e constituir uma família...”.

Os Missionários Claretianos em terras de missão, com seus colaboradores e voluntários, têm a oportunidade de transformar, a partir de sua inserção, a realidade do povo sofrido, por meio do despertar para os direitos e deveres e, sobretudo, a partir da consciência crítica de ser humano livre, criatura única de Deus. A Justiça e Paz faz parte do compromisso de cada Missionário Claretiano, que se deixa sensibilizar pela realidade dos empobrecidos e excluídos. É um encontrar-se diário com o outro, em um estilo de vida simples, com a consciência sempre presente de que suas ações e atitudes são fontes de inspiração para que a Justiça seja garantida a cada povo sofrido.

Tanto o Missionário Claretiano quanto a comunidade claretiana, são chamados a se abrirem diariamente ao exercício do diálogo com a sociedade e com seus problemas e fragilidades, para que os mais pobres tenham sua dignidade restaurada, defendida e garantida como processo contínuo de busca pelo protagonismo de cada filho(a) de Deus.

Os Missionários Claretianos do Brasil desenvolvem ação especificamente missionária em duas frentes principais: a Missão de Rondônia e a Missão de Moçambique nas quais, além das atividades de evangelização, mantêm vários projetos de promoção humana, com várias parcerias e colaborações

Ir. Antonio de Oliveira Santos Filho, cmf

Conheça nossas missões

  • w-facebook

© 2023 por Centro VIDA. Orgulhosamente criado com Wix.com