CLARETIANO SOLIDÁRIO
Missão Moçambique

 

 

O Projeto Missão Moçambique – Claretiano Solidário na África é uma ação dos Missioná- rios Claretianos que acontece desde 2008

O projeto consiste na capacitação de monitores voluntários nas áreas de Educação e de Saúde e é desenvolvido no Distrito de Gilé, Província de Zambézia – Moçambique. É cuidado por Missionários Claretianos e coordenado e orientado por docentes do Claretiano – Centro Universitário.

Na área da educação, esses monitores voluntários exercem atividade de reforço escolar (alfabetização) com crianças que têm dificuldades de aprendizagem. As crianças e os atendidos pela Missão Moçambique recebem material didático-pedagógico e lanche diário, que, em alguns casos, pode ser a única refeição do dia. Na área da saúde, os monitores voluntários levam informação às comunidades através de palestras que promovem a saúde e a prevenção de doenças, com temas como: nutrição, higiene pessoal, DSTs/ HIV, uso correto da água etc.

Resultados:

2010: foram capacitados 10 monitores das áreas da saúde e da educação. Aproximadamente 93 crianças receberam reforço escolar e 68 comunidades receberam informações, num total de 5.800 pessoas.

2011: 11 monitores nas áreas da saúde e da educação. Mais de 114 crianças receberam reforço escolar e mais de 183 comunidades receberam informações sobre água, higiene e alimentação, num total de 17.172 pessoas.

2012: aumento no número de atendimentos: cerca de 229 crianças e 219 comunidades atendidas. Mais monitores foram capacitados, e o tema hanseníase foi acrescentado aos assuntos já abordados.

 

2013: intensificação dos trabalhos, capacitação de mais monitores das áreas da saúde e da educação, além de 30 líderes de pastoral e 60 professores do ensino fundamental e médio. As capacitações abordaram temas como: oficina de alimentos, água, higiene, malária, HIV/Sida e hanseníase. Cerca de 417 crianças e 368 comunidades foram atendidas.

 

2014: foram oferecidas 30 bolsas para professores do Distrito de Gilé realizarem curso de pós-graduação na modalidade EAD, e um Centro Pastoral foi construído no mesmo distrito. Além disso, 425 crianças receberam reforço escolar e 60 comunidades receberam informações sobre promoção de saúde e prevenção de doenças.

  • w-facebook

© 2023 por Centro VIDA. Orgulhosamente criado com Wix.com