Mantenedora:
Fundação Solidariedade e
Esperança Major Pires de
Campos / Associação Solidariedade e Esperança
Área de atuação:
Educação, Cultura e Arte
Atendimento:
158 Crianças
de 11 a 21 anos
• Período: contraturno escolar.
• Investimento mensal: R$ 40.000,00.
• Criado em abril de 2004.
Em 2014, 158 adolescentes e jovens participaram de atividades de canto, flauta, violão, teatro, circo, dança, artes visuais, artesanato, culinária, letramento e informática – em projetos diários ou oficinas semanais.
No Espaço Claret, além da produção do conhecimento, o essencial é a vivência dos valores humanos. O educador atua como mediador das atividades, cujo objetivo é a valoração e a prática da boa convivência.
Entusiasmar os jovens para a conquista da autonomia, especialmente aqueles que portam deficiência intelectual leve, e possibilitar experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de um projeto de vida.
O serviço de psicologia social é realizado semanalmente, para as famílias que solicitam ou quando é verificada pela equipe a necessidade de atendimento individual. Sendo assim, uma psicóloga realiza a triagem e os atendimentos ou encaminhamentos.
A mediação de conflitos é realizada por toda a equipe educativa, durante as atividades ou fora delas, como estratégia e metodologia de trabalho, e expandida para as famílias. Há, também, o serviço de assistência social com atendimento diário. A integração com as famílias é o objetivo das festas realizadas no Espaço e na Casa Claret, como a Festa Junina, o Clarefest, as Festas de Confraternização, além das reuniões de pais, duas por semestre, e das oficinas de informática, culinária e teatro para as famílias.
As atividades diárias e as visitas culturais e de lazer realizadas com os participantes auxiliam na integração de todo o grupo de forma amorosa, geradora de alegria e confiança, necessárias à criação do sentimento de pertença que faz o jovem querer o Espaço e a Casa Claret como um local seguro para si.
Dessa maneira, renova-se, diariamente, o propósito do bom acolhimento, da atenção e do carinho com cada um de nossos atendidos, convivendo respeitosamente na diversidade.
Rua Martim Francisco, 414. Bairro Santa Cecília, São Paulo
Rua Lincoln de Albuquerque, 224. Bairro Perdizes, São Paulo
ESPAÇO E CASA CLARET
Casa Claret –Perdizes. São Paulo, SP
Projeto social para adolescentes e jovens pobres de 11 a 21 anos de idade para auxiliá--los em sua formação como pessoas, oferecendo um espaço de convivência no qual se estimula a troca de ideias, vivências e experiências, com foco também na importância do cuidado, respeito e valores que norteiam a vida em sociedade. Atualmente, atendemos 100 adolescentes e jovens por ano.